terça-feira, 3 de março de 2009

Festa Infantil

No próximo domingo, será a festa de aniversário da Bibinha, nos últimos meses venho fazendo váaarios enfeites, lembrancinha, etc...
Algumas amigas e também o marido não entendem o porquê de tanta dedicação, não seria mais fácil contratar tudo?? Será que sai tão mais barato assim, fazer da forma que você faz? Não realmente não sai mais barato, por um simples motivo sou muito chaaata, quero tudo muito perfeito. E quando coloco na ponta do lápis todos os gastos, seria mais barato fazer em uma casa de festa como "quase todo mundo faz".

Mas achei um texto no blog "rainhas do lar" que resume o porquê de tudo isso:

"Eu sei que é muito prático. Um telefonema e... PLIM! Tá pronta a festa do teu filho, mas, cara, na bôua? Eu acho deprê.
Uma festa padrão, com modelo de convite padrão, decoração padrão, lembrancinhas padrão, monitores cansados, os mesmos temas bestas, os mesmos salgadinhos e docinhos e pizzas e cachorros quentes, as mesmas brincadeiras, as mesmas músicas... uma festa por dia, todas iguais, e tu quer isso pro teu filho? Porra, uma festa é um troço pessoal, não pode ter duas iguais.

A coisa ainda é mais grave quando a festinha acontece num Habib's ou McDonalds da vida, hã? Sem comentários, hã?
Eu fico tão deprê de ver aquelas crianças se empanturrando de catchup, maionese e refrigernates, dançando "um tapinha não dói versão remix"!

Eu acho assim: não precisa ser festão. Se for pra fazer festão a gente faz, viaja... mas ainda que seja só um bolo simbólico com uns docinhos, por que não criar um tema inédito? Vai lá num livro de histórias e tira um personagem, escolhe um ícone na NET, chama um amigo que domina um programa de edição de imagem e faz um convite bacana e manda imprimir em gráfica rápida; peça ajuda a tua prima tão jeitosa na criação de uma lembrancinha bem original; escolha temas importantes como natureza, reciclagem, inclusão, ... procure uma fornecedora de doces mais criativos, sirva docinhos em copinhos, resgate coisas do passado que vão envolver os pais, troque a Xuxa por Palavra Cantada, troque a Barbie por Alice (ela também é loirinha)... sei lá... que os nossos filhos não sejam mais uma criança na fila de lembrancinhas do McD, que eles tenham personalidade, que tenham acesso a cultura, a músicas melhores (nossa, tem tanta coisa boa pra criança! corram atrás de Adriana Partimpim e Palavra Cantada), a brincadeiras criativas, a uma alimentação mais saudável, a uma vida melhor.

A festa do teu filho demonstra a orientação educacional e cultural que você está dando pra ele, presta atenção.

E não venha me dizer: Ah! mas não tem jeito... quando eles vão para a escola só querem comer porcaria e só vão escolher os temas de tevê. Isso é comodismo. Faça a sua parte e proporcione, no mínimo, a opção de escolha para o seu filho."

(esse texto não é meu, mais resume EXATAMENTE o que eu penso!!! e não tinha coragem de dizer....)

2 comentários:

Anônimo disse...

Elaine,
Acho que entendo o motivo de sua dedicação. Independente de eu concordar ou não com as razões respeito a sua dedicação.

Sei que você não acredita que não minha implicância com o seu projeto. Ajudei você a ter essa imagem minha e por mais que me esforce a sua opinião não muda.

Estou perdido. Não sei o que fazer. Nem como me comportar.

Acredite que a amo, pois é a única coisa que ainda tenho certeza.

Anônimo disse...

Elaine,

acho o máximo essa sua dedicação. Lá em casa é a mesma coisa, as festas são em casa minha mãe e minha irmã fazem questão de fazer tudo... Claro que a parte do convite sobra para mim, mas eu faço com muito amor.
Tem um blog que eu vi outro dia que eu adorei a ideia de festa "Auto-sustentável" depois dá uma olhada? http://algumabossa.blogspot.com/2009/03/tema-festa-infantil-praia-carioquissima.html
Parabéns pelos 2 anos da Bibinha! como o tempo passa...
Beijos